terça-feira, 13 de novembro de 2007

Parabéns blogueiros e blogueiras!

Parabenizamos a todos blogueiros e blogueiras do curso O uso das mídias na educação -Núcleo de Tecnologia Educacional de Feira de Santana, pelos excelentes blogs apresentados no Módulo 3.

A avaliação da participação nos fóruns é muito positiva. Neste módulo 3 debatemos sobre Blogs e Educação.

Algumas questões e opiniões interessantes retiradas dos fóruns:

"Finalmente chegamos até aqui. Sempre tive curiosidade em aprender a fazer um blog. Já tentei algumas vezes mas não prossegui".
(Jeane Mamona)


"O uso dos blogs,pode ser uma ferramenta importante no ensino-aprendizagem,pois tanto alunos como professores poderão interagir de forma harmônica(...)"
(Romenise Cerqueira)



"Acredito que o blog é mais uma ferramenta que auxiliará o professor no processo educativo, mas infelizmente ainda não posso utilizá-lo nas minhas turmas, pois o laboratório de informática ainda não está pronto".
(Liana Marques)


"Bem, antes de mais nada, já tinha ouvido falar em blog, mas não imaginei que fosse tão interessante. Visitei alguns e pude perceber que é de grande importância, visto que, além de contribuir com o aprendizado, informando sobre determinado assunto, aprende-se muito também".
(Ana Cristina Santos)


"Agora, tendo conhecimento do que é um blog, acho que ele possa ser uma ferramenta de grande auxílio na nossa prática pedagógica".
(Kátia Siône)

"Interessante, mas eu que nunca havia acessado um blog, só tinha ouvido falar (...)".
(Audair Mendes)


"As experiências que estou tendo neste curso com certeza me abriu um leque de opções de como o internet pode ser um aliado forte para o professor nos dias atuais ,onde o aluno está tão envolvido com toda essa tecnologia e nós não podemos deixar esta oportinidade escapar, mesmo porque quem não começar logo chegará atrasado".
(Keila Lima)


"Particularmente, ainda não ousei trabalhar com blogs, mesmo porque antes desse curso, assumidamente, não estava tão a par desse possível aliado pedagógico. Espero mesmo aderir a todas ferramentas que me ajudem, impulsionem cada vez mais a desempenhar meu trabalho melhor".
(Almira Belmon)


" blog vem a ser mais um instrumento de comunicação,através do qual podemos não só escrever o que pensamos,mas também comentar,expor nosso ponto de vista e opinião sobre o que alguém escreveu!"
(Camila Santana)

"Não tinha noção do quanto pode ser educativo um blog criado com esta finalidade. Andei lendo vários blogs, alguns bem interessantes, outros que não acrescentaram nada. O que achei mais importante foi perceber como um blog educativo pode servir para disseminação de várias idéias(...)"
(Rita Mendes)


"Sinceramente. Eu não conhecia nada disso.
É sensacional a riqueza de detalhes e informações que podem ser obtidas através de um blog educativo".
(Rita de Cássia Carvalho)


"(...)o blog, usado na educação, pode representar um salto qualitativo na capacidade de comunicação entre professores e alunos, pois eles terão que ler,comentar que leram(...)"
(Simone Costa)


"Imaginem vocês que eu pensei até em desistir do curso, mas estou descobrindo tanta coisa boa, estou ficando tão animada! Temos que levar a internet, os blogs para nossos alunos pois tudo isso é maravilhoso!!!!"
(Jacy Bárbara Santos)



"Eu como professor de informática também, e não havia pensado nessa possibilidade. Eu costumo dizer "o óbvio é tão obvio que nos cega", realmente cegou(...)"
(Sérgio Pires)

"Visitei alguns blogs e acho todas as práticas excelentes,mas fico a refletir como popularizar de fato essa utilização, se nós profissionais estamos tendo dificuldade em utilizar a tecnologia disponível nas nossas casas e nas nossas escolas(...)"

(Irma Délia Teixeira Ramos)
"Realmente as dificuldades são muitas!Que começam pela própria falta de habilidade nossa , por não termos tempo para usufrir das mídias".
(Marileide Dantas Costa)


"Li algumas esperiências de professores em blog e achei muito interessantes,isso nos impulsiona a fazermos também as nossas experiências,eu penso em colocar no nosso blog um glossário de lingua inglesa,utilizando expressões cotidianas,aguarde!"
(Edna Maria Suzart)


"Acredite! Eu não sabia o que era blog! Mas a vida é repleta de aprendizagens. Entendi o blog como mais uma forma virtual de aprendizagem pela divulgação de simplismente tudo o que se quer, e relacioná-lo a apreenção de conhecimento (...)"
(Daiane Fernandes)

"O blog possuí um grande papel frente as novas tecnologias, atráves dos blogs os docentes poderam reinventar e dinamizar o trabalho pedagógico(...)"
(Almênia França)


"Como a maioria dos cursistas, também estou encantada com a possibilidade de utilização pedagógica dos blogs(...)

"(...)fico também preocupada com a possibilidade de intervenções inescrupulosas".
(Mayara Costa)

"Olá colegas cursistas, a cada módulo uma surpresa diferente. Eu não conhecia o que era blog e qual a sua finalidade, sempre o relacionava com algo pessoal e ligado a fotografias".
(Maria de Fátima Santana)


"Fazendo algumas leituras sobre o uso do blog na educação, pude perceber que estes se bem utilizados tornan-se um ferramenta importante para o professor e para aprendizagem e como fonte de integração entre educadores, estudantes e porque não dizer entre os estabelecimentos de ensino".
(Almiro Batista)

"Realmente oportunizar idéias, curiosidades e abrir espaço para que os estudantes possam também participar, é criar novos paradigmas, como por exemplo, qual a reação que terá o estudante que além de não ter computador, e para ele ser de difícil acesso, o fato de poder entrar na realidade digital e postar lá algo que lhe pareça interessante?"
(Francisco Emanuel de Oliveira)


"Só acho que nós como professores teremos alguma dificuldade em manter nosso blog atualizado já que acumulamos muito trabalho. E também como manter o interesse do aluno em atualizar seu próprio blog educativo que tenhas sido produzido na escola, já que eles preferem o orkut e o MSN?"
(Katia Silene da Silva)

"Cada vez mais, seja através de leitura textual, seja através de pessoas com mais experiência em blogs, compreendo que o blog pode ser o que as pessoas se propuserem a fazer dele : uma simples página para exibição pessoal ou uma página para aprendizagens diversas".
(Rita Mendes)


"Para o uso pedagógico é um recurso a mais uma vez que oferece condições de inovações para suas aulas,desde que tenha objetivos claros correspondendo os anseios do educando. Pois ele não é só uma página na web composta por pequenos parágrafos sem sentido".
(Liliane Lima)

"Realmente o blog já é uma realidade para muitos e para mim não passava de algo muito distante e quase impossivel".
(Perolina Neta)


"A abordagem pedagógica através do uso de blogs extrapola as fronteiras da escola, torna o aluno um ser pesquisador , investigador, leva-o ao exercício da cidadania, na medida em que compartilha, opina, critica, etc".
(Ana Cláudia Santana)

"Estou muito ansiosa para aprender como elaborar um blog e utilizá-lo com meus alunos. Acredito que seja mais uma ferramenta que nos ajudará a sair do marasmo, de muitas aulas, e fazer com que nossos alunos aprendam com mais qualidade e de forma prazerosa".
(Marli Araújo)


"Só agora percebi a importância do uso do blog nas escolas, agora podemos divulgar nossos projetos e trocar idéias com colegas, não somente dentro da nossa escola, como também com outras undiades escolares".
(Tania Nascimento)

"O uso de blogs na educação amplia o espaço virtual na comunicação entre os internautas,motivando a discussão sobre diversos assuntos e o diálogo de forma mais simples e organizada".
(Ana Maria Souza)


"O que me preocupa neste instante e queria deixar como tópico de discussão é como vamos manter acesa essa chama sem deixar a peteca cair. Ou seja manter esse blog sempre vivo, vibrante e cativante já que muitos de nós professores somos tão ocupados e muitas vezes estudantes sempre".
(Ediann Santos)

"Esta novidade veio pra ficar pois é muito interessante e criativo. Como criatividade é o que nós professores devemos ter sempre para tornarmos nossas aulas dinâmicas e atraentes , este recurso com certeza é uma ótima opção".
(Keila Lima)


"Apesar de estar começando a entender de blogs, há alguns minutos, consegui fazer o meu,mesmo confusa em relação ao seu perfil fui construindo-o, devagar vou melhorando, contanto que expresse as minhas idéias, meus sentimentos, etc., e assim que for possível, utilizarei com a minha turma e, então, o blog terá um novo perfil, o nosso".
(Surama Lima)

"Pelo menos, do que imaginava que o curso pudesse proporcionar, esse era o momento que esparava com mais ansiedade. Não prá poder ter o meu blog, como vejo os dos alunos que priorizam as fotos e a promoção da auto-imagem mas, principalmente, para aprender a construí-lo e passar àdiante o conhecimento".
(Jorge Guilherme)


"Quando nós,educadores e pais, pudermos intervir mostrando caminhos mais interessantes, creio que a visão de nossos filhos e alunos possa melhorar.Espero contribuir para essa melhora".
(Emília Maria Lopes)

"A cada vez que me deparo com uma situação nova, neste curso, fico deslumbrada. Não sabia o que era um blog e nem como a internet poderia ser uma grande aliada no nosso trabalho em sala de aula".
(Ana Maria Lacerda)

Um comentário:

david santos disse...

Bem, sem dúvidas que juntaste aqui um grande "leque" de frases, de todas, qual a melhor...
Parabéns.